14/08/14

Haters vs fujoshis


Tadaima ^^

Acho que, como fujoshis ou fudanshis, todos os leitores daqui já se depararam com a seguinte pergunta: "Porquê que você gosta de yaoi?". É difícil explicar, não é? Algumas pessoas falam de valores como a igualdade de direitos, outros apelam apenas ao facto de ser divertido ou fofo, e realmente não há um argumento único que se possa usar, pois mesmo que consigamos convencer alguém que não tem nada de errado ou repugnante no yaoi, não é por isso que a pessoa passaria a ser fã. Neste post, tentarei demonstrar argumentos que os haters usam - com que obviamente nós não concordamos ;) - e aqueles que as fujoshis usam. Cliquem em ler mais para ler o resto da introdução.


Vou tentar escolher argumentos que também possam ser usados quanto ao yuri, sim? Eu não sou a maior fã do género, embora também não tenha nada contra e até já tenha visto um ou dois yuris leves, e sei que a maioria de vocês também não gosta lá muito. Mas uma coisa é não gostar porque não, porque não nos atrai, diverte ou o que seja, e outra coisa é não ver porque se acha nojento. Sem ofensa, se é esse último caso e, como fujoshis, andam para aí a apregoar os pontos fortes do yaoi, então estão a ser muito hipócritas. Só estou a dizer isto para tentar abrir os olhos de algumas pessoas, claro que isto não serve a toda a gente.

Argumentos que quem não gosta usa:
  • A igreja não aprova casais homossexuais
  • É nojento
  • As histórias são muito estranhas
  • Quem lê só o faz para ver dois homens/duas mulheres na pegação
  • É embaraçoso de assistir
  • Deve ser direcionado para gays/lésbicas
Sempre me pareceram bastante absurdos. Principalmente o 4º e o último, se tem história e desenvolvimento das personagens (que em geral é até maior do que noutros géneros, como shoujo), então não estamos a assistir apenas pela "pegação", embora, claro, também conte à sua maneira. Mas é para isso que existem vários géneros, que há yaois com ou sem lemon, mais ou menos pesados. E como já disse uma vez aqui no blog, muitas vezes os próprios homossexuais não gostam do género porque acham demasiado irreal. Agora vamos lá ver os nossos argumentos mais usados...

Porquê gostar:
  • Shoujos são "sempre a mesma coisa" - pelo menos, parece que sim, quando já se viu muitos.
  • Como os protagonistas são do mesmo género, têm os mesmos direitos - essa foi uma das ideias chave de quando se criou o yaoi, mesmo com aquele negócio do seme x uke, é inegável que, pelo menos, têm o mesmo género de oportunidades.
  • Acentua a superação dos obstáculos que a sociedade impõe
  • Ninguém pode dizer que quem lê yaoi/yuri é homofóbico
  • Não se vê apenas pela pegação - como explicado acima
  • Causa uma certa "ternura" ver as dificuldades e a confusão dos protagonistas
  • Quem vê não é Gay/lésbica, não tem nada a ver com opção sexual
  • Contém momentos divertidos, fofos e épicos de assistir, como muitos outros tipos de animes

Para quem não sabe, NÃO, eu não vejo só yaois. Bastante pelo contrário, eu vejo yaoi, yuri, shoujo, shonen, josei, seinen, slice of life, gore... Acredito que todos os géneros têm os seus próprios clichés e os seus próprios elementos cativantes, e quando quero variar um bocado e afastar-me do vício (BL >.<), parto sempre para um desses géneros. E gosto, apesar de raramente me surpreenderem em particular. Acho que é pena muitas fujoshis não darem uma oportunidade a animes não yaoi, até porque em geral há muitos casais lá para shippar ;) Embora, claro, muitas outras não vejam apenas BL. Bem, isso varia de pessoa para pessoa.

Outra coisa que é importante referir é que não entendo porquê que algumas pessoas fazem um escândalo tão grande sobre yaoi. Se fazem esse drama todo por personagens fictícias, então como reagiriam perante pessoas reais? Não me importa se nascem com aquela opção sexual ou foi algo que adquiriram mais tarde, toda a gente tem o direito de viver, de amar, essas tretas todas que toda a gente diz defender mas nem sempre age de acordo com o que diz.

Isto tudo generalizando. Podem haver fujoshsi/fundanshis que repudiem homossexuais na realidade, podem haver pessoas que conheçam shoujos mais profundos ou realistas, ou yaois de tal forma estapafúrdios em que o que conta apenas é a pegação, podem haver homossexuais que vejam - nem é assim tão improvável, na verdade - e esse tipo de coisa. Editei algumas coisas neste post depois de o escrever, tanto porque a primeira comentadora notou que me explicara mal em alguns pontos, como por eu mesma ter notado alguns erros, até ortográficos. Devia estar muito sonolenta quando escrevi isto >.<

Que acharam do post? Nem é preciso dizer que eu gosto de yaoi, e mesmo quando ainda não gostava, sempre aprovei a sua existência e não tinha nada contra quem via, aliás, este post foi baseado num que uma vez fiz no meu blog principal. Na verdade, sempre achei que o género era bastante normal. Enfim, esta postagem teve um toque mais sério, mas a verdade é que mesmo as fujoshis que defendem o género com unhas e dentes apreciam a grande zuêra que o género traz, mais cedo ou mais tarde ^^ Seja como for, #haters gonna hate.

Jaa!

8 comentários:

  1. Esse negócio de hater x fujoshi é bem complicado porque mexe com a homofobia, consequentemente, machismo e outras coisas. Eu evito usar artimanhas que nada tem a ver com o assunto, inclusive; porque é um gênero de entretenimento voltado ao público feminino - e livre para encantar qualquer outro gênero que não seja ele -. Vou comentar por partes. Não sei se é porque eu já conversei com várias fujoshis, simpatizantes do gênero, HATERS de yaoi, pessoas que malemá sabiam de sua existência; mas há pontos muito contraditórios nesse post.

    Sobre os haters, muitas vezes as pessoas estão acostumadas a assistirem ao shoujo normal, como kimi ni todoke, e mesmo com temáticas mais pesadas como as da mangaká Yuu Watase, não chega aos pés da quantidade de putaria que tem no Yaoi. E o Yaoi é aquilo né, é super diferente de Hentai que não tem qualquer tipo de histórias; e como a maioria das pessoas não sabem disso e tem mais fujoshis pervertidas e meio que sem cérebro (oi?) do que eu possa contar, acaba passando que "Yaoi é hentai só que homossexual". Essa linha de pensamento é super errônea, mas tem seus limites de capacidade de que alguém possa entender, até porque eu admito que homofobia tem tanto quanto por aí quanto machismo. Partindo desse princípio que todos acham que o Yaoi é só putaria, as fujoshis - do facebook principalmente - sofrem agressão verbal e não tem nem ao menos com o que contestar; porque: Ela não pode pedir simplesmente que a pessoa leia um mangá com um naipe mais velho por motivos óbvios, e dizer "Ninguém pode dizer que quem lê yaoi/yuri é racista" é TOTALMENTE ERRADO, porque há sim (e em grande quantidade) pessoas fujoshis/fundanshis até que repudiam... como se fosse "ficção, mas na vida real não!". Meio que não faz lógica, mas homofobia/racismo tem lógica? Acho que não.

    E primeiramente, quem mexe com quem está quieto na internet (isso pode não valer na vida real, mas a internet não há físico ou olhares) é o babaca da história. As fujoshis imbecis às vezes postam algumas coisas muito pornográficas em lugares inapropriados, até aí eu considero normal, porque os haters também vivem postando coisas inapropriadas em lugares inapropriados. [CONTINUA >>>]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [CONTINUAÇÃO >>>]
      A guerra de hater x fujoshi também não pode ser vista apenas como o hater que chega do nada, e nem como a fujoshi/fundanshi que começou apenas pela pesssoa não gostar de Yaoi (e tem vários lol)... Enfim, tanto um quanto outro, desses argumentos, são inválidos por muitos motivos. "Como os protagonistas são do mesmo género, têm os mesmos direitos" Isso também está errado no ponto do clichê do yaoi: o uke ser frágil, por vezes o coitadinho da história enquanto o seme é o pegador, o rico, o fodão. Enfim. Basicamente, tem tantos argumentos bons quanto ruins, mas em discussões, elas não prestam para nada. Argumentos são usados para posts como esse, que não está discutindo com ninguém e falando o porquê da gente gostar de Yaoi XD Sou uma fujoshi LOUCA por yaoi, penso, leio e assisto muitas coisas e até entro um pouco mais a fundo, em coisas LGBT. Mas assisto diversas coisas, de gêneros diferentes e a boa intenção é a que vale, no caso a sua de querer que mais fujoshis saiam dessa linha d que só Yaoi presta nesse vasto mundo de gêneros e mais gêneros... Evitando o máximo discussões a menos que seja de zoera. Porque a zoera não tem limites -q KLJDKSALJDKA~JDSAKLDJASKDJALKDJSAKLDJADKLAJDKLA

      Uma última coisa sobre o argumento do hater "Quem lê só o faz para ver dois homens/duas mulheres na pegação" -> É CLARO QUE EU VEJO PELA PEGAÇÃO CARALHO!, ou seja, basicamente esse não é um argumento muito válido, mas eu já ouvi ele. É pejorativo, mas se está lá para SER VISTO, é claro que quem está interessado obviamente QUER ASSISTIR/LER AQUILO. Não é a mesma coisa de hentai, e por isso que causa dessa discussão sem sentido. Odeio haters, odeio fujoshis babacas e odeio mais ainda ambos discutindo e deixando o yaoi com uma má impressão, e aos que amam shoujos, shounen etc.; que não gostam de yaoi simplesmente porque não lhes interessa também com uma imagem "ofensiva" pro lado das fujoshis :)

      É isso, desculpa o comentário todo louco e falando por partes aleatórias do texto, é que eu to escrevendo e fazendo outras coisas aqui junto JKSHADSDKLASJDLASJDKLAJDLA
      Beijos Any-chan!

      Eliminar
    2. Ora, como começar a responder... Realmente, vendo pelo que você disse, algumas das coisas que eu disse são um pouco contraditórias. Não o eram na minha cabeça, mas exprimi-me um bocado mal. Por exemplo, aquilo de racismo/homofobia, claro que não é a mesma coisa, eu só queria dizer que fujoshis pelo menos não tendem a ter nada contra quem é gay. Ou, quando você diz que vê mangás pela pegação, claro muita gente vê por isso, faz parte, e se não gostássemos, não víamos, mas eu não vejo APENAS por isso e acho que isso acontece com várias pessoas, pelo menos já ouvi muita gente comentar assim e eu concordo. Sim, muitas fujoshis loucas postam coisas inapropriadas em todo o lado, é normal, mas ainda há quem se salve nessa maré :) Alguns destes argumentos são, de certa forma, "compilados", ou seja, alguns foram resultado de ler coisas que outras blogueiras usam para defender o género, não significa que eu ou mesmo outras fujoshis concordem com absulutamente tudo o que está aqui escrito, só tentei demonstrar algumas ideias mais referidas. Mas é verdade que o meu texto poderia estar mais preciso, ainda bem que comentou, acho que vou refazer algumas partes do post. Fujoshis experientes têm realmente algum peso neste tipo de temática >.<

      Eliminar
  2. MANO, não se preocupe! A maior parte está correta - senão tudo - mas eu acabo por escrever demais. Não é nem questão de ser fujoshi, na época que eu estava começando e tinha paciência de dar like em páginas do face - hoje em dia não curto nenhuma de yaoi no face, por motivos de gente babca em excesso - e por causa disso. Claro que são muitas E MUITAS pessoas anti racistas e anti homofobia que se palestram e que se intimam a prestar contas com argumentos válidos e tudo mais para quem é, e quem ofende. Apenas comentei porque eu sei lá, eu queria comentar?? HUSAHUSHAUSHSUHA Raramente alguém fala tão abertamente sobre os haters de yaoi 8D E além disso, esteja preparada quando ver a famosa "Fujoshi homofóbica"... Elas existem.... elas estão por aí... Elas te pegarão NÃO PERA KKKKKKKKKKKÇDLASJDÇASJDAOSHDÃSHDAPISHDASD

    Kissus kissus o// (ps:agora que eu vi, depois de sentar e ler com calma que eu escrevi tipo mUITO MANO eu já discuti milhares e milhares de vezes com gente que fala isso e sinceramente sempre eu acabava mandando a pessoa tomar naquele lugar... Porque eu realmente não tenho paciência *apanha* XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem, não fiquei chateada, e o que você disse tinha bastante razão. Além disso, eu sei que gosta de comentar muita, na verdade, adoraria ter disponibilidade para fazer o mesmo haha De qualquer forma, acho que foi boa ideia ter corrigido algumas coisas no post :)

      Eliminar
  3. Eu comecei a assistir Yaoi por causa do meu namorado que é um fundashi e me fez virar um também kkkkk. Assistimos yaoi porque tem uma história mais envolvente, e se passam em um espaço que difere da maioria dos shoujos, mostrando o dia-a-dia do casal em seu trabalho ou curso de faculdade.

    Acho que o gênero me atrai mais por não ser tão fictício, com os relacionamentos mais parecidos com a realidade... Não sei se você já assistiu Junjou romantica e sekai ichi hatsukoi (É quase certeza que já assistiu né kk), achei ambos geniais e mostram de uma maneira legal um relacionamento homossexual.

    Muitas pessoas falam que o Gênero é fantasioso d+... Isso é um total absurdo.
    Eles esquecem que Yaoi é diferente do Lemon.
    No Lemon vemos mais fetiches, uma coisa bem fantasiosa mesmo kkk (Um mangá Lemon perto do meu namorado é um perigo, porque ele quer tentar imitar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).
    Já o Yaoi não, é uma coisa mais romântica, uma coisa mais carinhosa, muitas vezes bem parecido com a realidade.

    Post sensacional.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que você era homossexual, mas até fico, por estúpido que possa parecer, contente por conhecer alguém assim e que ainda por cima é blogueiro. Além disso, bom gosto ;) Concordo, embora histórias que contenham lemon sejam um pouco "fantasiosas", o yaoi tem aquele romance todo por trás, esse foi um dos motivos de eu ter escrito que não, as fujoshis não vêm yaoi só por pegação. As histórias são bastante trabalhadas (generalizando), e mais realistas. "Um mangá Lemon perto do meu namorado é um perigo, porque ele quer tentar imitar" - Morri de rir kkkkkkkkkkkkk Jaa ne! Ainda bem que gostou :)

    ResponderEliminar
  5. Sou mulher e não curto yaoi, porém meu problema não é com o gênero em si, mas sim as fujoshis fanáticas. Sim, falo daquelas que acham de boa shippar dois irmãos, pai e filho, uma criança com um cara adulto. É nojento ao meu ver, isso pq eu tenho um irmão e já vi gente dizendo que Dipper e Mabel dariam um casal lindo, da vontade de vomitar. Na cabeça de muitas das fujoshis todos os personagens masculinos são gays, não importa se eles são canonicamente héteros ou estão casados com uma personagem X, ou se nunca houve uma confirmação da sexualidade do personagem de fato, elas vão spammar fanarts sem sentido pra todos os lados e tentar te converter a gostar dessas coisas.

    ResponderEliminar